Wednesday, October 13, 2004

Exegese em Salmo 84

INTRODUÇÃO
O salmo 84 expressa muito bem o sentimento e desejo de muitas pessoas que servem a Deus com inteireza de coração. Descreve não somente o anelo por estar no templo igreja, mas, também, e principalmente, na presença de Deus, onde o ser-humano é transformado por Deus para ter os caminhos aplanados e, abençoados para abençoarem a outros.
Através deste salmo, percebemos que o melhor para o homem, é buscar forças em Deus, permanecer em sua presença, o qual ouvirá a sua oração e o conduzirá por caminhos seguros.
Vemos para nós, inspiração, ou melhor, motivação para andar na presença de Deus e continuar caminhando em prol dos seus objetivos. Nele somos felizes se confiar-mos e obedecermos sua Palavra.
TEXTO BÍBLICO
Tradução
Delimitação
Analisando esta perícope, encontramos alguns elementos que indicam o início da mesma, sendo eles: o argumento onde ocorreu uma mudança de assunto; na perícope anterior o discurso era sibre juízo de Deus sobre o pecador, nesta o discurso é a respeito do regresso do povo ao templo (v.1). Percebemos também que ouve uma mudança de título, sendo que anteriormente o salmo era de Asafe e neste é dos filhos de Corá. Não deixando de citar que há uma alteração no gênero literário do salmo, quando no anterior e posterior ao salmo 84 se caracterizam por serem salmos de Lamento e Súplicas, o oitenta e quatro classificamo-o como salmo de hino e/ou peregrinação.
Para o término da perícope em questão, encontramos um elemento que indica "ação ou função terminal". Essa ação se dá quando o salmista declara que feliz é o homem que confia no senhor (v.12), encerrando assim a perícope.
Por último, vemos que existe um "campo semântico" no decorrer do texto, onde encontramos a palavra templo envolta em toda a construção do salmo.
Crítica textual
Comparação de tradução
ANÁLISE ESTRUTURAL E ESTILÍSTICA DO TEXTO
Gênero
A palavra gênero, etimológicamente, significa uma família, um conjunto de seres dotados de características comuns. Literalmente, gênero é o conjunto de obras dotadas de características comuns.
O Salmo por nós analisado é o 84. Se nos ativermos aos dados formais, esse salmo é um mostruário. Há frases de hino nos versículos 1 e 11; há três bem-aventuranças (ou macarismos) em 4, 5, 12; em 11, algumas pegadas dema liturgia de entrada; lê-se um provérbio do tipo "mais vale" em 10. Por outro lado, o salmo define-se como tplh = súplica, e efetivamente contém três imperativos dirigidos a Deus em 8, 9. (ver nota de rodapé)
Pela maneira que o salmo apresenta-se, povemos classifica-lo como um hino (que são utilizados no louvor a Deus), e/ou peregrinações (que os peregrinos entoavam a caminho de Jerusalém ou no regresso à Cidade Santa); este salmo faz parte dos cânticos de Sião, que expressam deveção a Jerusalém e ao povo foi permitido reassumir sua adoração nas habitações do Senhor dos Exércitos.
Forma literária
Estrutura
A estrutura literária deste salmo, se divide em três grandes partes principais: dos versos 1-3 fala sobre o anseio do povo por estar na casa de Deus, dos versos 4-7 fala sobre as dificuldades da caminhada até o templo em Jerusalém e dos versos 8-12 fala sobre o descanso e alegria que encontram por estarem no santuário do Senhor.
Aprofundando um pouco mais, o salmo 84 em seus veros 1-2 relata a saudação ao templo, expressando o regozijo do povo em visitar, em sua morada terrestre, o Deus de Israel. É o eterno anseio, tão profundamente enraizado no coração humano, de encontrar-se com Deus. Nos versos 3-7 encontramos a resposta dos ministros do templo, acolhendo a saudação dos peregrinos. Eles se proclamam ditosos por serem admitidos a permanecer na presença de Deus para louvá-lo sem cessar. Prosseguindo nos versos 8-9 acontece a intercessão dos peregrinos pelo rei, que é, na teocracia israelita, representante de Deus. Por fim nos versos 10-12 o povo faz sua profissão de fidelidade a Deus. Esquecidos os incômodos, privações e perigos do caminho, amplamente compensados pela felicidade que invade ao chegar à presença de Deus, o peregrino proclama, durante a celebração litúrgica, sua profissão de fidelidade a Deus, que o segrega do convívio dos ímpios. (Os Salmos - Estrutura, conteúdo e Mensagem)
Estilo
Nesta análise apontaremos alguns recursos para verificar a retórica estilística do salmo em questão. Veremos o paralelismo; figuras de linguagem e outros procedimentos.
Paralelismo:
Este tem como função, reforçar, ampliar, diferenciar e completar os pensamentos emitidos em cada estíquio da poesia, buscando levar a uma melhor compreensão do texto.
Encontramos o paralelismo sinonímico, que consiste em repetir na segunda parate do verso, que é denominado como segundo hemistíquio, algumas variações de forma, o que foi anunciado no primeiro. Os versos são os seguintes:
Verso 2a: A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do Senhor;
2b: o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo!
Verso 5a: Bem-aventurado o homem cuja força está em ti,
5b: em cujo coração se encontram os caminhos aplanados
Verso 8a: Senhor, Deus dos Exércitos, escuta-me a oração;
8b: presta ouvidos ó Deus de Jacó!
Verificamos que existe também o paralelismo VERIFICAR, que exprime na segunda parate o efeito daquilo que se diz na primeira parte. Os versos são os seguintes:
Verso 3a: O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes;
3b: eu, os teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu!
Verso 4a: Bem-aventurados os que habitam em tua casa;
4b: louvam-te perpetuamente.
Verso 6a: o qual, passando pelo vale árido, faz dele um manancial;
6b: de bênçãos o cobre a primeira chuva.
Figuras de linguagem:
Percebemos que existe a metáfora nos versos 9a e 11b do salmo 84. A metáfora é o desvio na significação própria da palavra a partir de uma característica comum entre dois seres ou fatos.
Vejamos: no verso 9a: ... Deus, escudo nosso e no verso 11a: ... Deus é sol e escudo. É colocado o atributo de que Deus é o escudo e o sol.
ANÁLISE DAS RELAÇÕES INTRATEXTUAIS/INTERTEXTUAIS
Relações intratextuais
Salmo 84 - Este salmo relaciona-se com os salmos: 42-43; 61; 63 - como sendo um cântico de um peregrino, que expressa a alegria de, enfim, encontrar-se nos átrios do templo de Jerusalém.
Verso 2 - Percebemos que este verso tem uma certa relação com os salmos: 27.4; 42.1-2; 61.4; 63.1 - na questão de expressarem o mesmo desejo que o salmirta demonstra no verso dois.
Relações intertextuais canônicas e não canônicas
Verso 5 - Em cujo coração se encontram os maminhos aplanados: trata-se, sem dúvida, das calçadas ou dos caminhos que os peregrinos deviam percorrer quando subiam a Jerusalém.
Verso 6 - O vale de lagrimas, “arvores de balsamo”, possivelmente um lugar real (2 Sam. 5.22-25) tipifica aqui o aspecto estéril, seco da peregrinação. O convertem num manancial que envolve encarar sua esterilidade com a segurança de que, a pesar de tudo, contara com água (contraste Exo. 17.1-3); e assim acontece: a chuva de Deus o cobre de benção.
ANÁLISE DA ESTRUTURA DISCURSIVA
Marcas de pessoa/personagem
Tempo e espaço
Figuras e temas
O salmo 84 é um texto temático e literal que se divide em três pontos chaves da perícope, onde o salmista procura demonstrar que vale a pena e é melhor estar na casa de Deus, mesmo que o povo tenha que passar por privações e dificuldades durante a caminhada até o templo, onde encontrarão descanso para suas almas.
Anelo:
Percebemos que dos versos 1-4, o salmista demonstra não só o seu desejo mas o do povo, por estar na casa de Deus. No verso 1 eles declaram demonstrando admiração e evidenciando claramente o anseio que têem e a alegria por estar nos átrios do Senhor.
No segundo momento, o povo fala sobre a peregrinação.
Peregrinação:
Dos versos 5-8 os peregrinos são encorajados a ficarem firmes em sua caminha (v.7), mantendo confiança em Deus e nEle encontrando sua força para concluir essa jornada (v.5a) até que cheguem sem desanimar a Sião, para que se econtrem diante de Deus, o qual é o que ouve suas orações (v.8).
No terceiro momento o povo encontra descanso.
Descanso:
Nos versos 9-12, o povo, após ter passado pelas dificuldades da caminhada (v.6), tendo sofrido privações, e sendo acometidos de desgastes físicos, encontram descanso na presença de Deus (v.10), e em um fluir de alegria e regozijo eles declaram que Deus é "sol e escudo" ou seja, sua luz e proteção, e ainda professam sua fidelidade e confiança em Deus quando dizem que feliz é o homem que nEle confia (v.12).
Possibilidades de leitura do texto
Meios de persuação/argumentação
Articulação/coerência
ANÁLISE DA ESTRUTURA NARRATIVA
Estado inicial e final da situação presente no texto
Inicialmente o salmista e o povo estavam privados de estarem no templo e na presença de Deus, demonstram um grande desejo para que essa situação seja revertida e ao templo eles possam ir, e, de antemão se alegram sobremaneira por causa do tabernáculo, expressando a alegria, desejo e regozijo que sentem por Deus e seu templo sabendo que lá serão bem recebidos e encontrarão descanso para suas almas (vs. 1-4).
Paixões envolvidas nos estados inicial e final
ANÁLISE DA ESTRUTURA FUNDAMENTAL
Elementos de oposição no texto
Quadro semiótico
Algumas perguntas para ajudar na extrutura fundamental:
1. Quais valores o texto propõe?
2. Qual o lugar do texto nas ideologias/crênças da época?
3. Qual a identidade cristã que o texto propõe?
ANÁLISE DO CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO
Vozes presentes no texto
Relações discursivas entre as vozes e posição dos texto em seu contexto
SÍNTESE DO SIGNIFICADO
Teologia do texto
RE-LEITURA
Aplicação teológico-pastoral do texto para o contexto brasileiro contemporâneo
BIBLIOGRAFIA
  • O NOVO COMENTÁRIO DA BÍBLIA/editado por F. Davidson; colaboradores A.M. Stibbs, E.F. Kevan; editado em português pelo Dr. Russell P. Shedd. - 3ed. São Paulo: Vida Nova, 1997.
  • LUÍS, I. J.; STADELMANN, S. J. - Os Salmos - Estrutura, Conteúdo e Mensagem - Ed. Vozes, RJ.
  • KIDNER, Derek - Salmos 73-150 - Introdução e Comentário - 1ªEd. Vida Nova, 1981
  • CHAMPLIN, R. N. Ph. D. - O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo - editora Candeia - Vol. 4 (verificar bibliografia)
Bíblias:
  • ARA – Almeida e Revista Atualizada
  • NVI – Nova Versão Internacional
  • TEB – Tradução Ecumênica da Bíblia
Web-sites:
Outros:
  • Compubiblia – CD-Rom

4 Comments:

Blogger lpfj5amdq37pccx said...

Hot News From The Automotive Lending Industry!!

+++++++++Current Profile+++++++++
InterFinancial Holdings, Corp (IFLH)
Current Price $0.036
+++++++++++++++++++++++++++++

Is this an undiscovered gem priced to go higher!!
Please read the following Announcement in its Entirety and Consider the Possibilities�
Watch this One to Trade!

IFLH announces Senator David Cain has joined its Board of Directors!!

IFLH volume trading is beginning to surge with landslide Announcement. The value of this
stock appears poised for growth! This one should not remain on the ground floor for long.

BREAKING NEWS!!
InterFinancial Holdings, Corp. (OTC Pink Sheets: IFLH - News) announced that they have added
David Cain to their board of directors. David Cain is currently the Chairman of the advisory
board to TTI (Texas Transportation Institute). Senator Cain represented Senate District 2 for
eight years in the Texas Senate and Chaired the Senate State Affairs Subcommittee on
Transportation and served nine terms in the Texas House of Representatives for District 107.

During his twelve years as Chairman of the House Committee on Transportation, Senator Cain�s
efforts on behalf of the people of Texas have been widely recognized. He was named to Texas
Monthly Magazine�s list of Ten Best Legislators, the Dallas Morning News said he was one of
the outstanding legislators of the 73rd session, and the Texas Department of Transportation
awarded him the Russell H. Perry Award in 1995 for his efforts to gain public awareness of
the need for and benefits of transportation facilities in the State of Texas.

Jeffrey C. Bruteyn, Managing Director, stated, We at InterFinancial are proud to have such a
widely recognized Senator join our board and oversee out automotive lending division. His
affiliations and connections to the automotive industry will be invaluable to our company.
Senator Cain will be instrumental in expediting our approval to use a government issued Seller
Finance License.

Seller Finance Licenses are very difficult to obtain and are usually reserved for the Big Boys
with heavy lobbyists. These licenses are highly coveted because it allows the finance company
to collect the entire down payment, instead of paying a portion of it to the taxing authority.
This dramatically helps a finance company�s bottom line if the buyer defaults on the loan.

With the new GPS tracking systems being installed on every car to dramatically improve
repossessions and with Senator Cain on the Board of Directors, InterFinancial Holdings
is ready to take their business to the next level.

Conclusion:

The examples above show the Awesome, Earning Potential of little known Companies
That Explode onto Investor�s Radar Screens. This stock will not be a Secret for long.
Then You May Feel the Desire to Act Right Now! And Please Watch This One Trade!!
GO IFLH!

All statements made are our express opinion only and should be treated as such. We may own,
take position and sell any securities mentioned at any time. Any statements that express or
involve discussions with respect to predictions, goals, expectations, beliefs, plans,
projections, objectives, assumptions or future events or performance are not statements of
historical fact and may be "forward looking statements." Forward looking statements are based
on expectations, estimates and projections at the time the statements are made that involve a
number of risks and uncertainties which could cause actual results or events to differ materially
from those presently anticipated. This newsletter was paid four thousand dollars from a party
(IR Marketing). Forward looking statements in this action may be identified through the use of
words such as: "projects", "foresee", "expects". in compliance with Section 17(.b), we disclose
the holding of IF LH shares prior to the publication of this report. Be aware of an inherent
conflict of interest resulting from such holdings due to our intent to profit from the liquidation
of these shares. Shares may be sold at any time, even after positive statements have been made
regarding the above company. Since we own shares, there is an inherent conflict of interest in
our statements and opinions. Readers of this publication are cautioned not to place undue reliance
on forward-looking statements, which are based on certain assumptions and expectations involving
various risks and uncertainties that could cause results to differ materially from those set forth
in the forward- looking statements. This is not solicitation to buy or sell stocks, this text is
for informational purpose only and you should seek professional advice from registered financial
advisor before you do anything related with buying or selling stocks, penny stocks are very high
risk and you can lose your entire investment.

August 15, 2005 at 7:26 AM  
Blogger mattfisher8934 said...

I read over your blog, and i found it inquisitive, you may find My Blog interesting. My blog is just about my day to day life, as a park ranger. So please Click Here To Read My Blog

http://www.juicyfruiter.blogspot.com

January 14, 2006 at 5:56 AM  
Blogger lewisdean78785451 said...

Do you want free porn? Contact my AIM SN 'abunnyinpink' just say 'give me some pics now!'.

No age verification required, totally free! Just send an instant message to AIM screen name "abunnyinpink".

Any message you send is fine!

AIM abuse can be reported here.

March 29, 2006 at 6:16 AM  
Blogger louisfisher09258291 said...

Get any Desired College Degree, In less then 2 weeks.

Call this number now 24 hours a day 7 days a week (413) 208-3069

Get these Degrees NOW!!!

"BA", "BSc", "MA", "MSc", "MBA", "PHD",

Get everything within 2 weeks.
100% verifiable, this is a real deal

Act now you owe it to your future.

(413) 208-3069 call now 24 hours a day, 7 days a week.

May 16, 2006 at 7:06 AM  

Post a Comment

<< Home